sexta-feira, 8 de outubro de 2010

Novidades no Facebook


 O Facebook, a rede social mais popular na internet, até mesmo pelo fato de no presente momento estar desbancando a hegemonia da toda poderosa rede social do Google, o Orkut, convocou a imprensa norte-americana para um evento nesta quarta-feira. Apesar dos rumores apostarem que o Facebook Phone seria o ponto alto da coletiva, os assuntos tratados foram bastante diferentes. Confira as novidades anunciadas durante o evento.

Grupos
Os grupos já estão disponíveis há algum tempo na rede social. No entanto, uma novidade anunciada no evento torna a ferramenta diferente. O foco é em membros da família, equipes esportivas, salas de aula e outras tantas maneiras de se reunir em grupo. Nesta outra modalidade, não é possível ir simplesmente entrando no grupo, é necessário um convite vindo de um membro para participar. Documentos colaborativos, fotos, vídeos e convites para eventos do grupo podem ser compartilhados entre os membros. Além disso, os grupos também podem ter um endereço de email que só as pessoas que estejam no grupo podem receber as mensagens. Por enquanto, estes novos grupos não podem passar dos 250 membros.

Dados para download
Outra novidade é o fato de que o usuário do Facebook pode fazer o download de suas informações na rede social (dados do perfil, fotos, vídeos, mensagens do mural, lista de amigos, etc) e tê-las em um arquivo .zip. O arquivo é armazenado no disco rígido do usuário, mas só pode ser acessado através de senhas, email de verificação de endereço e até mesmo as famosas figuras com letras e números para confirmar se você não é um robô.

Aplicativos de terceiros
As críticas com relação à política de privacidade do Facebook já foram muitas e algumas dizem que a rede social não deixa claro o quanto das informações pessoais dos usuários da rede é compartilhado com sites de terceiros quando o usuário acessa um site e permite que haja conexão com o Facebook. Para resolver isso, a empresa possui agora um painel que permite que o usuário gerencie as conexões de sua conta e veja quais dados estão sendo passados para os sites conectados.

Talvez o que as redes sociais estejam fazendo é cada vez se parecendo mais. Aposto que vários  usuários das redes concordam comigo, assim como afirmaram que o novo Orkut ficou parecido com o Fabook. Agora após o a rede social mais conhecida do Google, lançar as opções de grupo e já possuir a certo tempo aplicativos de terceiros, o Facebook também "inova". No orkut todas as novidades que surgem não fazem os gráficos voltarem a subir, será que no Facebook essas novidades farão com que o mesmo chame mais a atenção dos usuários?


abraço!
Por: Gustavo

Nenhum comentário:

Postar um comentário