segunda-feira, 6 de setembro de 2010

O que devemos a Xerox

Computador sem interface gráfica.
Quando ouvimos o nome "xerox" logo lembramos de fotocópias, afinal por ter patenteado a fotocópia a Xerox Corporation, virou verso e substantivo comum e ficou muito conhecida pelo fato. Afinal quem nunca falou ou ouviu alguém pronunciar, "tirar um xerox" ?
Mais isso não é realmente o foco desse texto, e sim o que a Xerox inventou e muita gente até hoje não sabe.
Na década de 70 quando a informática começava a evoluir, e computadores deixavam de ser apenas objetos de cálculos, a Xerox inventou duas coisas que influenciaram muito na evolução da informática. Essas descobertas foram nada mais, nada menos que a interface gráfica e o mouse. Bem o mouse, todo mundo sabe o que é, talvez a interface gráfica todos conhecem também, embora o nome não tenha relacionado com o que realmente é. Pois bem a interface gráfica é o que você deve estar visualizando nesse exato momento, tudo bonito, arrumado, com ícones, colorido. Antes da interface gráfica, os computadores funcionavam através de uma tela preta onde eram inseridas linhas de comando.
Embora o mouse e a interface gráfica tenham sido desenvolvidos pela Xerox , foram muitos anos depois patenteados pela Apple, a qual digamos assim "copiou" a ideia e se aproveitou do sucesso. 
Agora imagine-se em um computador com um tela preta onde tudo é feito através de comando, onde não existe dar dois cliques sobre o ícone? Difícil de imaginar, mas se não fosse pela Xerox talvez hoje ainda seria dessa forma, por isso devemos a ela muito mais que a invenção da fotocópia.

Por: Gustavo

Nenhum comentário:

Postar um comentário