sábado, 22 de janeiro de 2011

Acesso Remoto - Como funciona

Depois de tantos usuários os quais presto suporte, me verem conectando em suas máquinas, e me perguntando se eram assim que os hackers agiam, comecei a me pergunta se essa pergunta era tão frequente. Descobri que para os menos informados, sim essa pergunta era mesmo frequente, por isso resolvi falar aqui um pouquinho, e esclarecer algumas duvidas básicas.
Para começar, acho que seria importante, definir o que é o acesso remoto. Basicamente o acesso remoto, é quando um computador assume outro computador. 
O acesso remoto é muito utilizado para prestar manutenção, para usar um programa instalado em outro computador, ou então uma impressora, mas não é um meio de ataque de hackers, até mesmo porque todos os programas utilizados, seja ele o VNC uo Team Viewer ou outros, usam uma espécie de senha, ou número de identificação para poder conectar um computador ao outro
Outra pergunta frequente é, "quem estiver acessando meu computador poderá visualizar meus arquivos, abrir meus documentos?", a resposta para a pergunta é positiva, quem estiver acessando seu computador, poderá ter total controle sobre o mesmo, mas tudo que estiver sendo realizado por quem está acessando remotamente pode ser visualizado, ou seja, tudo que a pessoa que estiver conectada a seu computador estiver realizando, poderá ser visualizado normalmente, não existe nenhuma atividade em segundo plano.
Anteriormente foram citados dois programas que fazem o serviço de acesso remoto, o Team Viewer e o VNC que são os mais populares digamos assim. Para ver mais algumas opções de softwares para acesso remoto clique aqui.

Para visualizar uma vídeo aula explicativa sobre como fazer acesso remoto utilizando o Team Viewer clique aqui.

Espero que algumas duvidas existem tenham sido esclarecidas.
Por: Gustavo

Nenhum comentário:

Postar um comentário